Queda de cabelos (EFLUVIO)
Situação que traz o paciente ao consultório dizendo que a queda de cabelos que aumentou muito nos últimos dias ou semanas, ou que no se seu caso é a pior que já teve, ou que os amigos ou cônjuge ou o cabeleireiro notaram aumento da queda ou áreas de falha ou acúmulo de fios no travesseiro, na pia ou no chuveiro, ou que trás a quantidade de fios que está perdendo em algum saquinho ou envelope,ou que chegou a contar mais fios do que o normal que estaria perdendo.
O eflúvio representa uma perda generalizada dos cabelos na ausência de rarefação capilar que pode se manifestar de forma autolimitada ou ser recidivante. (é possível ter mais de uma vez por ano)
O eflúvio é agudo quando tem duração menor que 6 meses ou crônico se tiver duração maior. É primário se não tiver causa conhecida, ou secundário se tiver “gatilhos” conhecidos.
Ao se manejar o quadro, o diagnóstico da causa vem em primeiro lugar, até para definir o tratamento mais adequado dependendo da causa. Em muitos casos é necessário a anamnese minuciosa, o exame clínico direcionado, dermatoscopia e avaliação laboratorial com exames complementares, caso as causas não sejam tão evidentes. A melhor terapêutica deverá ser indicada pelo médico dermatologista.