TOXINA BOTULÍNICA
A toxina botulínica é uma neurotoxina extraída da bactéria Clostridium botulinum. É aplicada em músculos com o intuito de relaxar ou diminuir sua concentração de maneira temporária, determinando uma atenuação das rugas de expressão. Como diminui a contração do músculo, onde a toxina é aplicada, a pele que está sobre ele acaba por manter-se menos irregular, o que determina uma suavização das rugas nesta área.
A toxina botulínica está indicada em situações onde o relaxamento muscular ou a diminuição da contração muscular trouxer algum benefício. O conhecimento preciso da anatomia permite que se obtenha um equilíbrio de forças, relaxando músculos e, consequentemente, a formação de rugas. Existem diversas áreas da face, pescoço e colo nas quais a toxina pode ser aplicada. Além de rugas, diversos problemas também são tratados pela toxina botulínica, como por exemplo: hiperhidrose (excesso de suor), doenças oftalmológicas, neurológicas, gastrointestinais, otorrinolaringológicas e urológicas.
A aplicação é feita por meio de injeções com seringas e agulhas adequadas, muitas vezes sem a necessidade de anestesia local tópica. A duração do efeito ocorre em média de 3 a 6 meses. Esta duração tem variação individual e de acordo com o local do corpo onde a toxina foi aplicada.
A toxina botulínica é segura e vem sendo usada há muitos anos na dermatologia, neurologia e oftalmologia. Nas doses utilizadas para os tratamentos estéticos, o riso de desenvolver intoxicação pela toxina é mínimo. Ela pode ser usada associada a procedimentos como: preenchimento, peelings, us de produtos para a pele, uso concomitante de laser e de luz pulsada, conseguindo assim um resultado ainda mais harmonioso no tratamento para rejuvenescimento