URTICÁRIA
Lesões que podem surgir em qualquer área do corpo, podem sem pequenas, vermelhas, inchadas, ou se juntarem e formarem grandes placas avermelhadas com desenhos e formas variadas, sempre acompanhados de coceira. Aparecem em surtos, podendo surgir em qualquer período do dia ou da noite, durando horas e desaparecendo sem deixar marcas. Mais comum em adultos jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade. Pode ser classificada em aguda (até 6 semanas) ou crônica. Também pode ser definida em induzida, ou seja, de causa conhecida como drogas, alimentos, infecções, estímulos físicos (frio, calor, etc.) ou espontânea, sem apresentar causa conhecida.
O prurido é o sintoma mais impactante. Quando ocorre na face, pode acontecer edema de pálpebras, lábios, língua e garganta, as vezes de forma rápida. Neste caso é chamado de angioedema e pode durar mais de 24 horas. Nos caos mais graves pode ocorrer dificuldade de respiração, com risco de vida e, portanto, uma emergência dermatológica.
O diagnóstico é clínico, baseados na anamnese e exames laboratoriais para identificar algum motivo do problema.
O tratamento é considerado eficaz quando se livra o paciente dos sintomas da doença aliviando e prevenindo novas crises. O afastamento das possíveis causas, uso de medicamentos, especialmente sistêmicos, devem ser avaliados pelo dermatologista para evitar possíveis recidivas.