RECOMENDAÇÕES DE COMO SE PROTEGER DO SOL
- São bem conhecidos os efeitos benéficos da exposição solar bem como os nocivos. Entre os nocivos os mais comuns são o câncer cutâneo, queimadura cutânea e fotoenvelhecimento. A prevenção e a melhor maneira de minimizar os riscos relacionados com a exposição solar.
- Evitar a exposição solar no período entre 10 e 15 horas.
- A utilização de sombras naturais (cobertura de árvores) ou artificiais (guarda-sóis, tendas, coberturas de edificações e outras).
- No caso das crianças, utilize a regra da sombra: é simples, basta olhar para a sua sombra, se ela estiver maior que você, é uma hora adequada para se expor ao sol; caso contrário, a radiação está num momento prejudicial e você deve evitar o sol.
- Protetores solares tópicos são produtos com a finalidade de reduzir os efeitos nocivos do sol e são considerados medidas centrais em um programa de fotoproteção.
- Além do uso de protetores solares, chapéus ou bonés e óculos de sol deve sempre ser estimulado, representando uma proteção significativa para o rosto, ombros e olhos.
- Os lábios são continuamente expostos à radiação solar, por isso, não se esqueça de protegê-los: use protetores labiais.
- A primeira aplicação do produto é fundamental e deve ser feita com maior atenção e cuidado, pelo menos 15 minutos antes da exposição solar, de preferência com ou sem menor quantidade de roupas possível.
- A reaplicação de fotoprotetores deve ser feita a cada 2 horas de exposição ao sol ou após longos períodos de imersão em água.
- Tentar realizar a aplicação de duas camadas para aumentar a quantidade a ser aplicada.
- Evite usar camisetas molhadas sob o sol forte; a água aumenta a passagem de radiação, através do tecido, prejudicando a proteção que o tecido seco poderá proporcionar. Camisetas de algodão de cores claras, embora agradáveis de vestir durante o verão, também permitem maior passagem de radiação através do tecido; prefira cores mais escuras.