PROTEÇÃO SOLAR OCULAR
Da mesma forma que danifica a pele, a radiação UV do sol e das camas de bronzeamento, chega por comprimentos de onda invisíveis, produzindo alterações no DNA que podem levar ao câncer de pele nas pálpebras e envelhecimento prematuro da pele delicada ao redor dos seus olhos.
O câncer de pele das pálpebras representa 5-10% de todos os cânceres de pele. A radiação UV pode causar outras condições oculares graves, com comprometimento visual importante, incluindo: cataratas, degeneração macular, queratite ou queimadura solar da córnea, cancros conjuntivais. Embora raro, o melanoma ocular é o câncer ocular mais comum em adultos> ao contrário dos melanomas que ocorrem na pele, os melanomas oculares não tem associação com os raios UV.
Na pálpebra podem ocorrer carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Os carcinomas basocelulares representam 90% dos cânceres e de pele das pálpebras. 5% são carcinomas espinocelulares, enquanto os melanomas representam 1 a 2%. A maioria dos tumores ocorre na pálpebra inferior, porque recebe maior exposição solar. Quando diagnosticados e tratados precocemente, o câncer de pálpebra geralmente responde bem à cirurgia e a os cuidados de acompanhamento, com o olho e a pálpebra funcionando intactos. Mas, se não forem tratadas, podem ser perigosas, com potencial de causar danos aos tecidos e cegueira. Os carcinomas basocelulares e espinocelulares também podem se espalhar para os olhos e para as áreas circundantes.
O que fazer?
Ao adotar algumas ações simples e torná-las um modo de vida, você e sua família podem desfrutar com segurança do ar livre, protegendo a saúde dos seus olhos e a pele sensível ao seu redor.
- Usar óculos de sol o ano inteiro sempre que estiver ao sol. Danos causados pelo sol nos olhos podem ocorrer em qualquer época do ano.
- Escolher tons que bloqueiam 99 a 100% da luz UVA e UVB.
- Usar chapéu sempre com aba e tecido firmemente, sem orifícios para proteger o rosto e o topo da cabeça. Os chapéus podem bloquear até metadede todos os raios UV dos olhos e pálpebras.
- Usar um filtro solar de amplo espectro
- Se proteger das nuvens, pois os raios do sol podem passar através da névoa e das nuvens; portanto, a proteção dos olhos é importante mesmo quando há cobertura de nuvens.
- Cuidado com água, neve e areia, pois 80% ou mais dos raios solares refletem-se nessas superfícies, atingindo os olhos.
- A intensidade dos raios UV aumenta com a altitude.
- Sempre procurar a sombra, especialmente nos períodos de sol mais intenso (das 10 às 16 horas)
Elisabeth G Richard, MD