DERMATITE ATÓPICA (ECZEMA ATÓPICA)
Doença genética crônica que se apresenta com alergia cutânea, acompanhado ou não de asma ou rinite, que se apresenta com manchas eritematosas, edematosas, pruriginosas localizadas especialmente em áreas de dobras, ressecamento importante ou áreas de espessamento da pele, após período de irritação e coceira prolongada.
Entre as crises de coceira ou lesões ativas, os pacientes podem apresentar alívio dos sintomas somente com a hidratação da pele.O quadro clínico muda conforme a fase da doença e a idade do paciente: fase infantil (3meses a 2 anos), fase pré-puberal (2 a 12 anos) ou fase adulta (a partir de 12 anos).
Dependendo da fase do eczema e da gravidade do caso, o dermatologista vai definira a melhor opção terapêutica para o quadro e a prevenção de recidivas. Os objetivos do tratamento visa o controle do prurido, redução da inflamação da pele, hidratação e prevenção de recorrências. Neste sentido, são indicados os tratamentos tópicos ou sistêmicos, fototerapia, além das orientações básicas para prevenção de recidivas.